História

acaO inicio desta atividade desportiva (futebol) em Aldeia Nova de São Bento deu-se em 1923. A ideia da formação de um grupo de futebol, nasceu numa “tertulia” formada na “Sociedade Renascença”, na qual predominavam muitos rapazes que estudavam em Beja, Évora e Lisboa. José Morais Louro, assume a figura principal do “movimento”, e em consenso com os restantes membros do grupo designaram para a equipa o nome de “Aldenovense Foot-Ball Club”, onde se destacavam as camisolas às riscas verticais vermelhas e brancas e os calções pretos.
Após a realização de vários treinos efetuados numa eira a equipa teve os seus primeiros desafios, (encontros não oficiais), que acabaram por acabar sempre em derrota para esta nova equipa. Pouco tempo passado foi cedido uma parcela de um terreno por parte de um residente e adepto do Clube e desta forma foi possível ter um verdadeiro campo de jogos, o “sonho” de todos os adeptos.
O trajeto do clube tem sido marcado por vários triunfos e por vários momentos de glória, sendo sempre mantida a tipologia original, onde se destaca a permanência do nome do clube, pois nem mesmo a ascensão de aldeia para vila fez com que o nome do mesmo mudasse. A euforia dos adeptos do Aldenovense é conhecida por todo o distrito de Beja e isso é uma das características mais antigas e de maior valor deste clube, que ao longo dos tempos tem vindo a valorizar muito a localidade.
Situado na margem esquerda do Rio Guadiana o atual Clube Atlético Aldenovense foi fundado oficialmente em 1947, graças ao trabalho árduo do capitão Alcino Pires, que conseguiu oficializar a instituição e permitiu a entrada do clube nas verdadeiras provas oficiais.
O C.A. Aldenovense apresenta-se desde então como a 11ª instituição filial do Atlético Clube de Portugal, passando assim a representar as verdadeiras cores do clube, com destaque para o azul e o amarelo nos equipamentos dos jogadores.
Por último é importante referir que ao longo destes mais de trinta anos de história de existência o Clube foi ganhando fama e prestígio, tornando-se atualmente numa das grandes referências no futebol do Distrito de Beja.